
Faneca – Atleta da UD Lanheses
Jogo decisivo para atingirmos os nossos objetivos, que era a manutenção na 1º divisão da AFVC. Uma época longa, desgastante, mas que foi brindada, no fim, com a manutenção. Em relação ao jogo, prevíamos um Cerveira aguerrido, disposto a terminar o campeonato com uma vitória, como é apanágio de qualquer equipa. Sabíamos que tinhamos que ser nós a tomar conta das rédeas do jogo, porque nós é que estavamos em situação de aperto e precisavamos da vitória. O Cerveira mais tático, aguardando o nosso erro para realizar saídas em contra-ataque apanhandonos em contra pé, situações que aconteceram 2/3 vezes durante a 1º parte, inclusivé o CDC enviou uma bola à nossa barra, onde, no seguimento da jogada, depois de um passe em rotura, o GR adversário faz falta fora da área e é prontamente expulso, numa decisão que não suscitou qualquer tipo de dúvida a ambas as equipas. Daí podemos dizer que se tornou mais fácil o jogo para nós, jogando contra 10 mas o golo não estava a acontecer. Golo esse que tardou por acontecer na conversão de uma GP que colocou alguma justiça no jogo. Em suma, resultado justo pelo que as equipas produziram. Desde já felicitar o Atlético dos Arcos, pela subida ao Campeonato de Portugal e dar as boas-vindas ao Arcozelo, Vila Fria e ADECAS à 1º divisão distrital, e desejar umas boas férias desportivas a todos os intervenientes do futebol distrital.
Joaquim Passos – Treinador do CD Cerveira
Último jogo da temporada com um peso diferente para as duas equipas,para o Lanheses o principal jogo de toda a temporada,para nós a oportunidade de nos despedirmos do campeonato da melhor forma.Foi um jogo com pouca qualidade,por toda a carga emocional que estava presente,por estarmos já no final da temporada e não posso deixar de dizer que também se deveu a uma calendarização absurda,três semanas à espera de realizar o último jogo do campeonato não faz sentido nenhum, prejudicando essencialmente aqueles clubes que ainda tinham a sua situação em aberto.A vitória sorriu ao Lanheses,que muito lutou para a conseguir e por isso só me resta dar-lhes os parabéns quer pela vitória quer pela obtenção do seu principal objetivo.
Quanto a nós deixamos para o último jogo a nossa pior versão,estivemos muito longe daquilo que pretendíamos para este jogo final,deixando uma imagem que em nada corresponde àquilo que fomos na grande maioria da temporada.
Cai o pano da época 2023/2024 que coincide também com o final da minha ligação e da minha equipa técnica ao CDCerveira.Foi com enorme orgulho que representamos um clube histórico e com um palmarés assinalável no futebol do nosso distrito,tínhamos plena consciência do desafio que iríamos encontrar e tudo fizemos para honrar o compromisso com o Cerveira. Foi um ano de tremenda aprendizagem,saímos da nossa zona de conforto e procuramos um desafio que nos fizesse crescer e foi exatamente isso que aconteceu.Assumimos toda a responsabilidade por não termos atingido os principais objetivos,mas nunca deixamos de lutar por eles e sempre fiéis àquilo que eram as nossas ideias e convicções.Como equipa técnica tínhamos como objetivos levar uma ideia e criar uma identidade de jogo,demorou mais do que era esperado,com um arranque difícil mas tudo leva o seu tempo e o mais importante é que no final esse objetivo foi claramente conseguido.Criar um grupo forte e unido, preparado para as adversidades e também nesse aspeto fomos bem sucedidos graças ao carácter e personalidade dos nossos jogadores,nunca deixaram de acreditar na ideia de jogo e trabalharam muito para assimilar e pôr em prática essa mesma ideia.O meu grande agradecimento vai para eles,fizeram de mim um melhor treinador e um melhor Homem,foi um enorme prazer liderar estes Homens que em momento algum deixaram de trabalhar e honrar o símbolo do CDCerveira. Deixar um agradecimento especial ao presidente António Fernandes,um exemplo daquilo que deve ser um presidente de um clube,sem qualquer sede de protagonismo e com um enorme respeito pelo trabalho da equipa técnica,todos fossem assim e o mundo dos treinadores de futebol seria muito melhor,fica uma amizade e um enorme respeito por este Senhor.Agradecer também aos adeptos que independente das nossas decisões e das caras que estavam em campo sempre nos apoiaram.Deixo aqui também um enorme OBRIGADO à minha equipa técnica,aqueles que têm sido o meu verdadeiro suporte no mundo do futebol,Ivo Carvalho e Sérgio Miranda, são exemplos do que é competência e profissionalismo,não podia estar melhor acompanhado,uma enorme gratidão por estes dois Homens, amigos que confiam cegamente no meu trabalho tal como eu confio no deles,uma sintonia difícil de encontrar nos dias que correm. Por fim uma palavra especial às duas pessoas que eu tanto amo,a minha mulher e o meu filho, que são aqueles que mais sofrem com esta minha paixão pelo futebol e pelo treino,mas que são os meus maiores suportes,aqueles que independente do que aconteça estão sempre lá para me apoiar.Parabenizar todos aqueles que atingiram os seus objetivos e deixar uma palavra de conforto àqueles que tanto trabalharam mas que infelizmente não foram bem sucedidos.
Desejo a todos os intervenientes do futebol distrital de Viana do Castelo uma boas férias desportivas.
